Filhos de Santo
Cada Filho de Santo tem uma função energética e organizacional na casa e todos são igualmente importantes para o correto funcionamento dos trabalhos. É muito importante entender que os guias espirituais trabalham não apenas na forma de incorporação e que todos os médiuns presentes são responsáveis pela sustentação energética e funcional do trabalho. Dessa forma, gostamos de dividir as tarefas energéticas da seguinte forma: médiuns de consulta e médiuns de sustentação.
Os Santos são os Orixás, chamados assim devido ao sincretismo religioso com os santos católicos, uma tradição do Candomblé, do Culto de Nações e dos primórdios da Umbanda. Para os umbandistas os Orixás (ou Santos) são chamados de Pais e Mães, e todos nós somos seus Filhos e Filhas. Sendo assim, a mesma 'hierarquia' foi empregada na elaboração estrutural de um terreiro de Umbanda: os dirigentes da casa são os Pais e Mães de Santo, e eles têm seus Filhos de Santo, mas acima de tudo, são todos Filhos dos Orixás.
Ser Filho significa que fomos gerados a partir deles, que suas energias são partes de Olorum e são as mesmas que formam nossos espíritos, consciências, corpos carnais e espirituais.
A relação ideal entre Pais e Filhos é a mais próxima que se pode ter e o respeito mútuo é quase incondicional. Olorum e os Orixás nos têm o maior respeito possível e devemos buscar ter o mesmo por eles e por nossos Irmãos de Santo.
"Vós sois todos iguais aos olhos de Deus, porém se não podes ver outros como irmãos, como um dia os busca ver como iguais?"
(Antônio das Almas)
Vamos apresentar algumas nomenclaturas usadas para a divisão de responsabilidades do terreiro. Recomendamos a visita ao menu Umbanda para um melhor entendimento desses pontos. Abaixo uma breve explicação:
- Pais de santo:
São os responsáveis pela organização, sustentação e orientações dos filhos de santos. - Pais e mães pequenos:
Tem a função de auxiliar nas tarefas dos pais e mães de santo, assim como tocar os trabalhos caso eles não estejam presentes. - Ogãs
São os responsáveis pela curimba (atabaques ou tambores, caxixi, canto e demais instrumentos utilizados para gerar música e, consequentemente, vibração para os trabalhos). - Médiuns de consulta:
Médiuns que realizam os atendimentos ao público incorporando seus Guias de Lei. - Médiuns de descarrego:
Médiuns que realizam descarregos incorporando seus Guias da Esquerda. Geralmente essa é uma etapa preparatória e não obrigatória para ser um médium de consulta. - Cambones:
Médiuns responsáveis por auxiliarem os guias que estão em terra realizando as consultas. Esse é um trabalho muito importante, pois a concentração dos médiuns incorporados depende da organização e sincronismo dos médiuns auxiliares.
Para conhecerem como funciona e para que serve o desenvolvimento mediúnico, principal atividade desempenhada por todos os médiuns, acesse o menu Desenvolvimento.