Guias de Luz
Os Guias de Luz, ou Guias de Lei, da Umbanda são espíritos desencarnados que vêm ao mundo para contribuir com a evolução das pessoas encarnadas e desencarnadas. Ainda que carreguem títulos bem explícitos, como marinheiros, caboclos, etc. eles não necessariamente foram assim quando em vida, e sim apenas assumindo essas formas como didática para doutrinação.
Para entender melhor esse conceito, esses mesmos espíritos podem ser auxiliadores em outras religiões ou crenças, adotando assim, a forma necessária para compreenção dos que estão sendo auxiliados. Eles seguem as leis da caridade, altruísmo, evolução e dedicação.
São os guias de lei que realizam a incorporação nos médiuns e prestam auxílio energético, conselheiro e direto aos filhos e irmãos que precisam.
Para esclarecer, os Orixás na Umbanda, em geral, realizam incorporações apenas para sintonia e movimentação enrgética dos trabalhos (geralmente na abertura da gira, onde os cantos os chamam para irradiar o ambiente e todos os presentes) e não falam ou prestam consultas. Essa é a função dos Guias de Lei.
Cada Guia de Lei e cada linha de trabalho são irradiados por um Orixá, por um trono ou por uma combinação deles. Cada linha de trabalho da qual esse Guia faz parte (Pretos-velhos, Caboclos, etc) também possui uma regência de um trono ou de uma combinação deles. Dessa forma, podemos dizer que cada Guia é irradiado por um conjunto de energias combinadas, que caracterizam sua 'especialidade' e características de trabalho. Eles são a base de uma pirâmide hierarquica de energias que vem ao plano terrestre para trabalhar em uma camada de mais fácil compreensão aos humanos.
Vamos explicar melhor essa questão das linhas e suas regências no tópico de Linhas de Trabalho, do menu ao lado. Não deixem de conferir.