Pontos
Os pontos são formas textuais, matemáticas, sonoras ou visuais, entre muitas outras, de converter as vibrações infinitas dos tronos e linhas da Umbanda em vibrações mais atuantes no mundo físico em que vivemos. Funcionam como conversores de frequência vibracional e seus poderes não são absolutos, pois a atuação busca forças de quem os faz, suas intenções e grau de conexão com a fonte da energia. Tudo depende da estrutura íntima de cada um.
Pontos Cantados
Pontos cantados usam a voz, as notas, tons e ritmo para transmitir as energias sagradas recebidas. São geralmente usados nas aberturas dos trabalhos junto com instrumentos musicais, e faz parte da curimba. Algumas vezes os guias usam a voz para cantar durante os trabalhos, como forma de expressar seu axé.
Recomendamos o acesso ao tópico de Músicas para conhecerem os pontos tocados durante os trabalhos do Centro de Umbanda Machado da Luz Dourada.
Pontos Falados
Os pontos falados usam as palavras recitadas em formas de oração, canto, discurso, palestra e afins. Os pontos cantados geralmente utilizam palavras de pontos falados para expressar o axé. Quando os guias conversam com os consulentes suas palavras alcançam muito mais que seus ouvidos, suas mentes e corações, elas transmitem uma energia superior que move a própria vibração energética das pessoas, de forma sutil e dentro do merecimento de cada um.
Pontos Riscados
Os pontos riscados usam desenhos, formas geométricas, mandalas e rabiscos aparentemente aleatórios para transmitir as energias captadas. Os riscos geralmente são feitos no chão, usando pembas ou giz, mas podem ser feito em qualquer lugar, desde superfícies sólidas até na água, fogo, nuvens, ar e não precisam ser riscados de forma visível, por exemplo, quando feitos com o dedo ou mentalmente usando apenas energia. Algumas dessas formas podem ter aparência de letras ou números, o que relaciona pontos riscados aos pontos escritos.
Pontos Escritos
Os pontos escritos usam palavras e números para transmitir as energias captadas. A palavra escrita é, em si, claramente uma forma de expressão e conversão da linguagem pensada e falada em uma série de riscos feitos de forma correta para que expressem mais do que sons, mas ideias, sentimentos, sonhos e muito mais. Os pontos escritos fazem o mesmo, mas de forma universal. As letras usadas em pontos cantados, as citações recebidas por médiuns e textos escritos em pontos riscados são bons exemplos.
Pontos Tocados
Pontos tocados são expressões das vibrações espirituais utilizando instrumentos musicais. Os mais comuns são os tambores, o agogô, chocalhos e berimbaus, mas qualquer instrumento é aceito para compor a curimba, que é o grupo de instrumentos e pessoas que tocam e cantam, incluindo a voz, estalar de dedos e palmas.
Pontos Dançados
São as danças e movimentos corporais que os guias ou médiuns usam para captar e transmitir energias em vibrações específicas. As danças são movimentos suaves, controlados e precisos, muitas vezes exagerados pelos médiuns, que acabam perdendo o controle (ou fingindo perder), fazendo com que as energias tenham efeito oposto, sendo prejudiciais.