Exu
É o orixá do nada, do vazio. É a energia que rege os espaços vazios dentro dos átomos, os espaços entre planetas e galáxias, a "matéria escura". Nos humanos é o orixá da vitalidade e do descarrego energético. Ele rege a ausência de cada uma das coisas, pois só quando sabemos que alguma coisa pode "não ser" é que ela "é".
"A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."
(F. Scott Fitzgerald)
Pombagira
É a orixá do abismo, da profundidade, do que se esconde no fundo das pessoas e das coisas, do segredo e do desejo. Assim como Exu, Pombagira rege os espaços vazios e o descarrego energético, mas sua atuação é diferente: ao invés de ser ativa e expansiva, ela é passiva e discreta, tendo acesso às energias negativas por dentro delas próprias, puxando tudo para seu abismo.
"Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo."
(Raul Seixas)
Exu-mirim e Pombagira-mirim
Pouco foi revelado sobre os grandiosos poderes destes orixás. Atuando no campo da intenção, regem as energias universais que acontecem antes de tudo acontecer. Antes de qualquer acontecimento existe a intenção, e antes da intenção, o que leva a ela, está Exu-mirim, agindo ativamente, e Pombagira-mirim, agindo passivamente.
"Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado."
(Lair Ribeiro)