Oxumarê
Representado pelo arco-íris, ele traz a diluição e renovação das coisas. É o orixá dos ciclos, do recomeço, da certeza de que depois da tempestade vem o sol. Ele dita o ritmo da vida. Oxumarê está na mudança do dia para a noite, e de volta para o dia. Ele está nas estações do ano, no desenvolvimento das células, nos padrões e repetições da vida e do universo. Sua irradiação dá aos seres a certeza de que os desafios devem ser vencidos com força e coragem, pois uma nova fase vai chegar.
"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror."
(Charles Chaplin)
Os filhos de Oxumarê
São pessoas que tendem à renovação e à mudança. Periodicamente mudam tudo na sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e na busca de novas alternativas para o futuro, para cumprir o seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes.
São pessoas magras. Como as cobras, possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar.
São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram ostentar as suas riquezas.
São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e desprendidas quando se trata de ajudar alguém. Extremamente ativas e ágeis, estão sempre em movimento e ação, não podem parar.
São pessoas pacientes e obstinadas na luta pelos seus objetivos e não medem sacrifícios para alcançá-los.
A dualidade do Orixá também se manifesta nos seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão nas suas vidas, que chegam a ser de 180 graus, indo de um extremo ao outro sem a menor dificuldade.
Tendem à renovação e à mudança, vivem rompendo com o passado e na busca de novas alternativas para o futuro. Pacientes e obstinados na luta pelos seus objetivos, não medem esforços para alcançá-los. São extrovertidos, alegres, amáveis, criativos e curiosos.
Tornam-se apáticos, infelizes, fechados, sombrios, com tendência à autopunição.
(Fonte do texto 'Os filhos de Oxumarê': Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil)
Acessem a TABELA DE ERVAS, FRUTAS E FLORES e a TABELA DE CRISTAIS para conhecer os benefícios dos elementos citados abaixo com mais detalhes.
Trono: Amor
Manifestação natural: Renovação, diluição
Atuação: Regenerador
Saudação: Arrobobôi (Vem das águas altas)
Sincretismo: São Bartolomeu
Cor: Branco, Azul-celeste
Nota: Mi
Ponto de força: Névoas, arco-íris, beira de rios e cachoeiras
Pedras: Fluorita, cianita, mica rosa
Ervas e plantas:
Frutas:
Flores: Flores campestres
Sementes:
Data: 24 de Agosto