Iemanjá
Orixá que representa a medicina, a cura, a evolução, a transformação e a transmutação. Ele está Senhora da geração e de toda vida que existe e se manifesta em qualquer plano da existência. Ela está presente nas famílias que crescem, nas boas notícias que chegam, na esperança e nas infinitas possibilidades de criação, criatividade e caridade que temos em nossas vidas diárias.
"A criação é ,antes de mais nada ,a plena concentração de toda a natureza espiritual e física."
(Stanislavski)
Os filhos de Iemanjá
As filhas (e filhos) de Iemanjá possuem como características básicas a força e a determinação, assim como o sentido da amizade e do companheirismo; são pessoas presas no arquétipo da mãe, à família e aos filhos. São doces, carinhosas, tradicionais, pouco rígidas, sentimentalmente envolventes e com grande capacidade de empatia com os problemas e sentimentos dos outros. Não gostam de mudanças e apreciam a rotina do cotidiano. São muito protetoras; possuem o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas, mas formais. Põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias.
Sem possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das roupas azuis e vistosas, das joias caras. Elas têm tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem; mesmo quando pobres, pode-se notar certa sofisticação em suas casas, se comparadas com as demais da comunidade de que fazem parte.
As filhas e filhos de Iemanjá não podem ficar expostos à poeira, pois tendem a desenvolver problemas respiratórios.
São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e por isso costumam casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano. Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas obcecadas pela própria carreira, sem grandes planos para atividades de longo prazo, a não ser quando se trata do futuro de filhos e entes próximos.
Os filhos de Iemanjá demoram muito para confiar em alguém, bons conhecedores que são da natureza humana. Porém, quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro e íntimo círculo de amigos, deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas.
Seu caráter pode levar o filho desse Orixá à tendência de querer consertar a vida dos que o cercam – o destino de todos estaria sob sua responsabilidade – e a serem controladores, voluntariosos, capazes de fazer chantagens emocionais e, algumas vezes, impetuosos e arrogantes. Um filho de Iemanjá pode tornar-se controlador e rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos, sem esquecê-las jamais.
(Fonte do texto 'Os filhos de Iemanjá': Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil)
Acessem a TABELA DE ERVAS, FRUTAS E FLORES e a TABELA DE CRISTAIS para conhecer os benefícios dos elementos citados abaixo com mais detalhes.
Trono: Geração
Manifestação natural: Ondas, geração da vida, ideias novas
Atuação: Geradora
Saudação: Adoci-yabá (É a Senhora do mar)
Sincretismo: Nossa Senhora da Glória ou dos Navegantes
Cor: Azul-claro
Nota: Lá
Ponto de força: Praias, mares e oceanos
Pedras: Água marinha, topázio azul, madre pérola, diamante
Ervas e plantas:
Frutas:
Flores: Palmas brancas
Sementes:
Data: 08 de Dezembro