Oxóssi
É o Orixá das matas, florestas, ervas e suas faunas. Ele guarda o conhecimento natural das coisas, o entendimento supremo do funcionamento do universo e o crescimento que vem com o aprendizado. É representado pela imagem de um índio caçador, que conhece a natureza e sabe usá-la com sabedoria e respeito, sem tirar dela mais do que precisa, pois sabe todos fazemos parte dela. Utiliza um arco e flecha que mostra a precisão de suas ações, sem estardalhaço ou desperdícios; ele mira, atira e acerta.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
(Albert Einstein)
Os filhos de Oxóssi
São joviais, rápidos e espertos, mental e fisicamente. Cheios de iniciativa, dotados de um espírito curioso e observador, estão abertos a novas descobertas e novas atividades e são geralmente desbravadores, pioneiros. Têm grande capacidade de concentração e de atenção, firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir. Lidam bem com a realidade material, têm os pés ligados à terra, o que não quer dizer que sejam ambiciosos em demasia.
Possuem extrema sensibilidade, qualidades artísticas, criatividade e gosto apurado. Sua estrutura psíquica é emotiva e romântica. São discretos, não gostam de fazer julgamentos sobre os outros e respeitam muito o espaço individual de cada um.
Independentes, não apreciam muito os trabalhos em equipe. Mas têm grande senso de dever e de responsabilidade, principalmente em relação aos cuidados para com a família (pois o “caçador” tem a responsabilidade de sustentar a tribo).
Sentem a necessidade do silêncio para desenvolver a capacidade de observação, e neste aspecto são reservados. Isso pode levá-los ao rompimento de laços, o que não quer dizer que sejam instáveis em seus amores.
Fisicamente, tendem a ser magros, um pouco nervosos, mas controlados.
Tornam-se muito solitários, fechados, introvertidos, críticos, respondões, brigam por qualquer motivo e podem tornar-se vingativos.
(Fonte do texto 'Os filhos de Oxóssi': Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil)
Acessem a TABELA DE ERVAS, FRUTAS E FLORES e a TABELA DE CRISTAIS para conhecer os benefícios dos elementos citados abaixo com mais detalhes.
Trono: Conhecimento
Manifestação natural: Crescimento, desenvolvimento
Atuação: Expansor
Saudação: Akê arô (dê seu brado)
Sincretismo: São Sebastião
Cor: Verde
Nota: Fá
Ponto de força: Matas
Pedras: Quartzo verde, esmeralda
Ervas e plantas: Todas
Frutas: Todas
Flores: Flores silvestres
Sementes:
Data: 20 de Janeiro