Xangô
Orixá da justiça, da sabedoria, da força estática e política do rei ou do presidente. Seu poder é o equilíbrio que compensa todos os movimentos energéticos e mantém o universo divino balanceado e consistente. Seu machado de dois gumes representa a força da justiça que corta para os dois lados, pois é neutra e balanceada.
"O equilíbrio é o termômetro de todas as virtudes. Todos os excessos transformam-se em vício."
(Frei Anselmo)
Os filhos de Xangô
Os filhos de Xangô têm muita energia, autoestima e a consciência de serem importantes e respeitáveis. São fortes, um tanto autoritários, ousados, cheios de iniciativa, obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem. Sua postura é sempre nobre, com a dignidade de um rei. Tudo o que fazem marca de alguma forma sua presença. Fazem questão de viver ao lado de muita gente e não gostam de ser esquecidos. Muito racionais e meditativos, quando emitem sua opinião é para encerrar o assunto. Conscientemente, são incapazes de ser injustos com alguém. O poder e o saber são os seus grandes objetivos.
Quem tem a proteção de Xangô sente que nada nem ninguém abatem um filho desse Orixá. Podem até conseguir levá-lo ao fundo do abismo, mas depois de algum tempo ele renasce com mais vigor e volta a enfrentar o mundo de peito aberto, sem medo.
Os filhos de Xangô estão sempre cercados de muitas mulheres. Mas a tendência é que aqueles que decidem ao seu lado sejam sempre homens. Quando se apaixonam, fazem de tudo para conquistar a pessoa amada. Têm um forte senso de justiça, sabem ouvir, ponderar e apaziguar. Não toleram mentiras, desonestidade e corrupção.
São passivos, racionais, meditativos, observadores, atentos, pouco falantes e geniais.
Apreciam a leitura, a música, os discursos, a boa companhia e a companhia de mulheres vivas e ligeiras, o aconchego do lar e a boa mesa. Gostam de se vestir bem, mas com sobriedade.
Não apreciam festas ostentadoras, reuniões emotivas, companhias desequilibradas e pessoas apáticas, egoístas e soberbas.
Tornam-se calados e fechados, não abrem mão das suas opiniões, são ranzinzas, vingativos e intratáveis.
(Fonte do texto 'Os filhos de Xangô': Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil)
Acessem a TABELA DE ERVAS, FRUTAS E FLORES e a TABELA DE CRISTAIS para conhecer os benefícios dos elementos citados abaixo com mais detalhes.
Trono: Justiça
Manifestação natural: Terremotos, vulcões, formações rochosas
Atuação: Equilibrador
Saudação: Kaô Kabecile (Permita-me vê-lo)
Sincretismo: São Jerônimo
Cor: Marrom
Nota: Mi
Ponto de força: Pedreiras, penhascos e montanhas
Pedras: Jaspe vermelho, pedra do sol, olho de tigre
Ervas e plantas: Espada de Iansã
Frutas:
Flores: Flores vermelhas
Sementes:
Data: 29 de Setembro