Iansã
Iansã é o vento, as nuvens, o raio, a chuva, as tempestades e os movimentos fluídicos do ar, que circulam todo o mundo de forma suave, porém forte e ininterrupta. O clima está em mudança constante, movendo ar, água, terra e fogo, agindo lenta e constantemente para mudar a face do planeta. Ela mostra a necessidade do movimento e das mudanças para moldar o mundo ao que desejamos e merecemos. Apesar de parecer caótico e aleatório, o clima segue as leis da causa e efeito e todas as mudanças ocorrem por um motivo, da mesma forma que a perseverança e a disciplina devem ser constantes e adaptáveis para que as empreitadas sejam possíveis.
"Não importa o destino o que importa é manter-se em movimento! O caminho é mais importante que o final."
(Bfrema)
Os filhos de Iansã
Para os filhos de Iansã, viver é uma grande aventura. Enfrentar os riscos e desafios da vida são os prazeres dessas pessoas. Escolhem seus caminhos mais por paixão do que por reflexão. Não ficam em casa, vão à luta e conquistam o que desejam.
São atiradas, extrovertidas e diretas, jamais escondem seus sentimentos. São extremamente fiéis à pessoa que amam, mas só enquanto amam. Os relacionamentos longos só acontecem em suas vidas quando controlam seus impulsos, sendo então capazes de viver para o resto da vida ao lado da mesma pessoa.
Vaidosas, altruístas, audaciosas e inteligentes, são tagarelas, alegres e animadas, fazem festa com tudo. Comunicam-se facilmente e falam alto. Otimistas, despachadas e carinhosas, têm excelente disposição.
Tomam decisões rápidas e têm alto poder de imaginação. Têm um forte dom para a magia e uma incrível capacidade de adaptação. Trabalhadeiras, dedicam-se inteiramente àquilo que gostam.
Seu comportamento pode ser explosivo como uma tempestade, ou calmo como uma brisa de fim de tarde. Só uma coisa os tira do sério: mexer com um filho seu é o mesmo que comprar uma briga de morte, pois na defesa dos filhos batem em qualquer um, crescem no corpo e na raiva, não têm medida.
Entregam-se a súbitas paixões e de repente esquecem, partem para outra, e o antigo parceiro é como se nunca tivesse existido. E, quando permanecem, podem ser ciumentas e possessivas.
Tendem a ser autoritárias e possessivas. Seu temperamento muda repentinamente, sem que ninguém esteja preparado para essas guinadas.
Na condição de amigos, revelam-se pessoas confiáveis. Mas, cuidado: os mais prudentes não ousariam confiar-lhes um segredo, pois se mais tarde acontecer uma desavença, um filho de Iansã não pensará antes de usar, como arma, tudo o que lhe foi contado.
(Fonte do texto 'Os filhos de Iansã': Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil)
Acessem a TABELA DE ERVAS, FRUTAS E FLORES e a TABELA DE CRISTAIS para conhecer os benefícios dos elementos citados abaixo com mais detalhes.
Trono: Lei
Manifestação natural: Direção, sentido, raios, tempestades
Atuação: Movimentadora
Saudação: Eparrei (Olha o raio)
Sincretismo: Santa Bárbara
Cor: Amarela
Nota: Lá
Ponto de força: Vento, chuva
Pedras: Citrino
Ervas e plantas: Espada de Iansã
Frutas:
Flores: Palmas amarelas
Sementes:
Data: 04 de Dezembro