Oyá
Também conhecida como Logunã, é a orixá do tempo, da passagem das horas, nossa noção desse tempo e como ele afeta as pessoas e a natureza. O tempo é o que faz com que a fé, o amor, a lei e todas as outras forças divinas se concretizem, pois nos diz o que é eterno e o que é finito. O tempo é o presente e o que fazemos dele, a que nos dedicamos, o que pensamos, fazemos e acumulamos, dia após dia, e que nos constrói ao longo da vida. É nossa experiência assimilada. Sua atuação descristalizadora é particularmente forte contra fanatismos.
"A fé precisa ser reforçada pela razão. Quando a fé é cega, ela morre."
(Mahatma Gandhi)
Os filhos de Oyá
Os Filhos e as Filhas de Oyá são introspectivos e até um tanto tímidos, pois a natureza forte de sua Mãe Divina exige deles certa “beatitude” ou felicidade interna, já que, das Mães Divinas, ela é a mais rigorosa com os seus filhos relapsos.
São Simpáticos, discretos, silenciosos, observadores, amigos, conselheiros e emotivos, mas guardam suas emoções para si ao invés de exterioriza-las, e são lutadores e muito sinceros. Apreciam as coisas religiosas, o estudo, a música suave ou romântica, um pouco de isolamento, conversas construtivas, a companhia de pessoas discretas e de homens e mulheres, maduros, reservados e amorosos.
Podem ser Retraídos, ciumentos, possessivos, evasivos, fugidios, descrentes, desconfiados, não perdoam uma ofensa, mesmo que for inconsciente. São glaciais nos seus envolvimentos emocionais.
(Fonte do texto 'Os filhos de Oyá': Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil)
Acessem a TABELA DE ERVAS, FRUTAS E FLORES e a TABELA DE CRISTAIS para conhecer os benefícios dos elementos citados abaixo com mais detalhes.
Trono: Fé
Manifestação natural: Tempo, gelo, coragem
Atuação: Descristalizadora
Saudação: Olha o tempo, minha mãe
Sincretismo: Joana D'Arc
Cor: Azul-petróleo, preto, branco e azul
Nota: Si
Ponto de força: Geleiras, cavernas cristalinas
Pedras: Gelo, sodalita, quartzo fumê rutilado
Ervas e plantas: Barbatimão, arruda, manjericão, olíbano, sabugueiro
Frutas: Melão
Flores: Crisântemos brancos ou amarelos, rosas brancas ou amarelas
Sementes: Sementes de girassois
Data: 30 de Maio