Obaluaiê
Orixá que representa a medicina, a cura, a evolução, a transformação e a transmutação. Ele está nas oportunidades que a vida fornece para melhorias íntimas em nosso ser. Está na sabedoria adquirida com os erros e sofrimentos, e no fato de que nos tornamos mais resistentes a uma doença após estarmos curados dela. Ele é complementar ao orixá Omulu, sendo um o reflexo do outro.
"Que haja transformação, e que comece comigo."
(Marilyn Ferguson)
Os filhos de Obaluaiê
São cordiais, corteses, falantes, criativos, elegantes e generosos. Apreciam a boa mesa, as bebidas suaves, as festas, as roupas elegantes, as viagens e reuniões animadas e companhias interessantes. Gostam de ser o centro das atenções. Não apreciam a monotonia, o silêncio, a solidão, as companhias tolas ou inconsequentes e o trabalho repetitivo ou em ambientes fechados.
Os filhos de Obaluaiê são pessoas que ocultam sua individualidade sob uma máscara de austeridade. Apresentam pouco brilho em seus rostos e um semblante sério, com raros momentos de descontração. Parecem carregar todo o sofrimento do mundo.
Adoram fazer caridade e aliviar o sofrimento das pessoas. São capazes de se consagrar ao bem-estar dos outros, fazendo completa abstração de seus próprios interesses e necessidades.
Por isso, têm muita afinidade com profissões ligadas à área da saúde.
Geralmente apaixonam-se por pessoas totalmente diferentes de si próprias, isto é, por figuras extrovertidas e sensuais. Gostam de ver o ser amado brilhar, embora sintam uma espécie de inveja do seu jeito extrovertido, coisa que para eles é difícil.
Os filhos de Obaluaiê são irônicos, secos e diretos. Não são de levar desaforos para casa e nem de falar pelas costas. Odeiam fofocas e vulgaridades do gênero.
A solidão é muito peculiar a essas pessoas, devido à sua própria personalidade.
São pessoas firmes e decididas, que lutam para conseguir seus objetivos. Muito independentes, têm a necessidade de crescer por suas próprias forças e recursos.
Não costumam sentir medo da morte, pois têm a convicção íntima de que ela é apenas uma renovação. Uma característica negativa que pode aparecer nos filhos de Obaluaiê é o masoquismo: não se sentem satisfeitos quando a vida corre tranquila, precisam mostrar seu sofrimento e às vezes exageram nesse tipo de comportamento. Podem atingir situações materiais invejáveis e, um belo dia, rejeitar todas essas vantagens em virtude de escrúpulos imaginários.
Têm dificuldade em se relacionar, pois são muito fechados e de pouca conversa.
(Fonte do texto 'Os filhos de Obaluaiê': Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil)
Acessem a TABELA DE ERVAS, FRUTAS E FLORES e a TABELA DE CRISTAIS para conhecer os benefícios dos elementos citados abaixo com mais detalhes.
Trono: Evolução
Manifestação natural: Amadurecimento, metamorfoses
Atuação: Transmutador
Saudação: Atotô (Peço quietude)
Sincretismo: São Lázaro
Cor: Violeta
Nota:
Ponto de força: Túmulos, cruzeiros, beira do mar e de lagos
Pedras: Turmalina negra, roxa ou violeta
Ervas e plantas:
Frutas:
Flores: Crisântemos
Sementes:
Data: 16 de Agosto